quinta-feira, 11 de junho de 2009

Reflexão sobre Blogos(fera)

Um blogue é um site cuja organização permite a actualização rápida a partir de aditamentos ou "posts". Segundo Blood é “um website que é frequentemente actualizado, con novo material postado no topo da página, acompanhado da data em que foi publicado” (Lankshear, C & knobel, M., 2006, In Panaskeva & Oliveira, 2006, p. 98).
Estes são, em geral, organizados de forma cronológica invertida, costumam abordar várias temáticas e podem ser inscritos por um número variável de pessoas, de acordo com o interesse, afinidades, gostos, motivações, sendo um espaço que permite a criação de alianças sociais.
Muitos blogs facilitam comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links. No entanto, há outros blogs, que mantêm temas específicos. A possibilidade que os leitores têm em deixar e recolher comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte muito importante de muitos blogs.
A maioria dos blogues encontram-se divididos em duas colunas de conteudos principais, ou seja, uma coluna aloja os posts do website, estando cada post ordenado cronologicamente da entrada mais recente para a mais antiga, sendo cada posts automaticamente datado. Uma segunda coluna desempenha uma espécie de menu e índice do blogue, onde encontramos, no nosso caso concreto, o calendario; uma breve descrição do grupo seis; uma pequena lista de links relacionados com a area profissional e de interesse do grupo e uma lista de links para blogues de outras pessoas.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito aprazíveis. Disponibilizando ferramentas próprias que facilitam o desenvolvimento do trabalho.
A maioria dos blogs são primariamente textuais, outros focam temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, no entanto podem incluir imagens, ficheiros de voz formando uma ampla rede de mídias sociais.
Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati assinalou a existência de mais de 112 milhões de blogs.[1] Com o aparecimento do videoblog, a palavra "blog" assumiu um significado mais vasto, envolvendo qualquer tipo de mídia onde um indivíduo manifeste a sua opinião ou simplesmente comunique sobre um determinado assunto.


O outro lado da Blogosfera, pelo nosso PM...

Sem comentários:

Enviar um comentário